quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Relacionamento com Deus pelo ARREPEDIMENTO!

" Disse Jesus : O Tempo está cumprido , e o Reino de Deus está proximo . Arrependei-vos e crede no evangelho. " (Marcos 1:15)

Há um grito no coração do homen que clama por comunhão com o Crador. 
Mas oq Deus pensa disso ? Como pode um Deus tão grande , santo , sublime , eterno todo poderoso , que tudo ve , tudo sabe , tudo conhece , que esta mais elevado que os céus , coroado de honra , gloria , majestade e poder , relacionar-se com um homem rebelde , pecador , comrropido , deceído , miseravel , ingrato , destituído de gloria de Deus ?  " Como andarão dois juntos , se ambos não estiverem de acordo? " (Amós 3:3) .
Como  poderá a luz cmungar com as trevas , e o pecado com a santidade ?
Simplismente não pode . Impossível ! . Como , então conciliar a distancia que existe entre um Deus santo e um Homem pecador ?
É aqui está a gloria de amor divino , que estabeleceu um plano , pelo qual o homem é arrancado das trevas , do pecado e transportado para Seu reino de amor e luz . Um plano que permite a tranformação na natureza pecaminosa e decaída do homem , em uma natureza santa , recriada pelo Espírito Santo de Deus . 
Transformação .. 
A vida na qual você acaba de entrar é completamente diferente daquela que você conheceu antes . É uma vida transformada . Você precisa estar pronto para sofrer uma completa tranformação em todo seu modo de viver . O plano de Deus para que o homen pecador comungue com Ele , passa por uma mudança radical . Ele quer transformá - lo em uma nova criação , completamente recriada pelo Seu poder . 
Deus o criou para ser semelhante a Ele . Mas o pecado roubou esta imagem . Em Cristo , há um caminho de volta . Mas há algo que deve acontecer em seu coração , a fim de que o plano de uma vida de comunhão com Deus e salvação possa ser experimentada por você , em plenitude.
É o arrependimento dos pecados . 

 1 . O Arrepensimento fala de mudan- ça de pensamento .
Arrependimento é uma mudança interior de mente , resultando numa meia volta ou regresso , ou virada exterior , para se mover numa dereção
completamente nove.

Mudar de pensamento a respeito da sua condição .  
A palavra de Deus é quem tem autoridade de retratar seu estado , e ela declara : " Todos nós somos como o imundo , e todas as nossas justiças , como trapo de imundícia " (Isaias 64:6a)

Mundaças de pensamento a respeito da justiça e retidão de Deus .
" Tão certo como Eu vivo , diz o Senhor Deus , que não tenho prazer na morte do ímpio , mas que o impio se converta do seu caminho , e viva ; convertei-vos doas vossos maus caminhos ; pois que razão morreis , ó casa de Israel ? " (Ezequiel 33:11).
Quando Pedro  , no dia de Pentencoste , chamou os judeus ao arrependimento (Atos 2:14-40), convidou-os a mudar os pensamentos a respeito de Cristo . 

2. Arrependimento fala da mudança de sentimento . 
" Agora me alegro , não porque foste contristados , mas porque foste contristados , mas porque fostes contristados para o arrenpedimento , pois foste contristados para o arrependimento , pois fostes contristados segundo Deus , para que de nossa parte nenhum dano sofrêsseis" (2 Corintios 7:9).
Atitudes levianas e superficiais para com o pecado sempre produzem conversões superficiais.
Se você não compreende quão negro e horrível é o pecado , e que é uma ofensa contra o Deus justo e santo , sentirá pouca necessidade de uma mudança de coração . Mas quando você encara o seu pecado á luz da perfeita justiça e santidade de Cristo , então compreensão de pecado e da completa ausência de merecimento , deve fazer com que você odeie o pecado que tanto o degradou.
Se você verdadeiramente contemplar o seu pecado face a face , há de sentir tristeza de coração , de acordo com 2 Conríntios 7:10 . O sentimento de " tris- 
teza segudo Deus " , o levará a uma mudança de pensamento e um desvio do pecado ; saiba , porém , que essa tristeza é ' tristeza segundo Deus " . 

" Tristeza segundo Deus " é compreender que , quando você peca , quebra os mandamentos de Deus e peca contra Ele . Davi pecou contra Deus ( 2 Sm. 11), mas arrependeu-se em lágrimas. De coração bem triste , disse : " Pequei contra ti , contra ti somente , e fiz o que é mal perante os Teus olhos" (Salmo 51:4. Ler Salmo 51 ).
O arrependimento é uma dor profunda por haver ferido a santidade de Deus . Essa dor ou tristeza nos faz tornar do pecado para Deus. Podemos , portanto , concluir dizendo : 
O arrependimento verdadeiro consiste em nos sentimos tão triste por causa de pecado , que resolvemos abandiná-lo e voltar para Deus , que nos da força e poder para viver de acordo com Sua vontade.


3. Arrependimento fala de mudança de propósito
Esta mudança de propósito inclui : 

confissão do pecado a Deus
abandono do pecado e 
conversão a Deus

Arrependimento , pois , não é apenas ter o coração quebrantado por causa do pecado cometido , mas o coração também a deixar o pecado .

Mudança de propósito quer dizer resolver confessar o pecado a Deus .
O Filho Pedido disse : " Pai, pequei contra o céu e diante de ti " ( Lucas 15:21).
Salomão declara : " O que encobre as suas transgressões , jamas prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericordia" (Provérbios 28:13) . 
Temos de confessar a Deus aquele pecado que esperamos que Ele perdoe e apague . 
Mudanças de propósito quer dizer deixar o pecado .
"Deixei o perverso o seu caminho , o iníquio os seus pensamentos , converta-se  ao Senhor , que se compadecerá dele " (Isaías 55:7).
 Abandonar os pecados significa deixá-los para nunca mais voltar , nem contemplar a sua lembrança .
Mudanças de propósito quer dizer voltar-se para Deus.
Cada passo que você toma por si mesmo , o afasta mais de Deus . O valor de reconhecer o pecado e abandoná-lo , está na atitude de voltar-se para Deus , seu Criador e Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário